Pondera, Pandora, como se isto fosse um diário

Pondera, Pandora, como se trabalhasse para rever-se, inteira, neste diário

Um ou dois aforismos
Não sei explicar o motivo, mas sempre ouvi com um misto de curiosidade e desconfiança as pessoas que gostam de dar opinão introduzida mais ou menos assim: "como diz o poeta" ou "e como disse o outro". Apesar disso, coleciono alguns aforismos, cujos autores eu prefiro indicar a deixar no ar.

Teixeira de Pascoaes, por exemplo, tinha uns fantásticos: "Amar é dar à luz o amor, personagem transcendente"; "Só os olhos das árvores vêem a esperança que passa"; "Existir não é pensar; é ser lembrado"; "A indiferença que cerca o homem demonstra a sua qualidade de estrangeiro"; "Vivemos como num estado de transmigração para a nossa fotografia".

Ele viveu em Amarante! Pena que não se respire o mesmo ar nos dias de hoje...

O aforismo dele de que eu mais gosto, no entanto, entre os que saíram publicados pela Assírio & Alvim, traz o seguinte:

"A seara não pertence a quem a semeia, pertence ao bicho que a rouba e come".

Sendo homem da terra, do chão, dos cheiros da natureza, muito embora culto, eu só posso concordar. Para um espírito muito suave - a não ser quando sente-se desafiado -, esse tipo de sabedoria condensada é sem dúvida ensinamento.


domingo, 13 de novembro de 2011

"Nude series VIII", Georgia O'Keeffe



Não sei explicar por que gosto da pintora norte-americana, mas gosto!

Medicina, comportamento e cinema têm espaço no espaço público


"Conversas à noite sobre Cinema e Saúde | Auditório da Biblioteca Almeida Garrett
banner_site-C&S

Enquadramento 

“Num guião cinematográfico, os personagens e os cenários desenvolvem-se numa cadência sistematizada de eventos. Sobre um documento narrativo, ou argumento, sucedem-se os acontecimentos, cenas, diálogos e é com estes símbolos e sinais do cinema que o espectador, com a sua visão, interpreta, descodifica e organiza, no seu quadro vivencial, o que percepciona num filme. Também a Saúde, na sua dimensão individual, colectiva e cultural, ao reflectir os efeitos biológicos e psicoafectivos das Civilizações, está omnipresente nos roteiros cinematográficos. É justamente sobre essa simbologia e linguagem da Saúde, muitas vezes hermética e iniciática, que somos desafiados a expressar as nossas sensibilidades e perspectivas. 
Assim se cruzam os universos virtuais do cinema com a esfera cognitiva da saúde e da doença, permitindo-nos reflectir libertariamente, expressando visões e confrontando argumentos, sobre os mitos, ídolos e símbolos que promovemos, e sobre os cultos, vícios e modas com que desenhamos as nossas paisagens afectivas. 
Nestas tertúlias, de cumplicidades nocturnas e de arrojadas confabulações quase clandestinas, exploram-se estas ligações de complementaridade inesperada: é um processo que nos permite a todos, aprender a visionar e a argumentar, com ecletismo, abrangência e humanidade”. 
(Guilherme Macedo, Comissário e Moderador do ciclo) 

Conceito 

A iniciativa será composta por um conjunto de conversas, tendo como pano de fundo uma selecção de filmes de qualidade. As personalidades convidadas, com diferentes sensibilidades, são desafiadas a partilharem, com o público, as suas visões e argumentos sobre a temática de cada filme. 
Assim, procurar-se-á abordar um conjunto de aspectos comportamentais e as suas implicações ao nível da saúde. Longe de procurar promover qualquer discurso moralista, pretende-se sim, contribuir para uma informação esclarecida a partir da fruição de curtos excertos de um bem cultural de grande divulgação. 

Modelo 

O ciclo será composto por 3 sessões a realizar às segundas-feiras, durante o mês de Novembro de 2011, na cidade de Porto, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett. 
As sessões, a realizar à noite a partir das 21h30, terão uma duração aproximada de 2 horas. Será uma conversa entrecortada pela projecção de excertos dos filmes seleccionados. O painel de personalidades participantes será constituído pelo autor da ideia e moderador do debate, Professor Doutor Guilherme Macedo, e por dois convidados. 
Cada sessão abordará temas específicos, sugeridos pelas películas, a desenvolver pelos participantes, mas procurar-se-á criar um fio condutor para o ciclo. 

Programa do ciclo 

Local – Biblioteca Almeida Garrett, Porto 

14 de Novembro (21h30) 
Intervenientes: Manuela Melo, Roma Torres e Guilherme Macedo (moderador) 
Filme: De Olhos Bem Fechados (1999) (Eyes Wide Shut) 

21 de Novembro (21h30) 
Intervenientes: Álvaro Costa, Carlos Tê e Guilherme Macedo (moderador) 
Filme: Easy Rider (1969) 

28 de Novembro (21h30) 
Intervenientes: Carlos Magno, Fernando Gomes e Guilherme Macedo (moderador) 
Filme: Maradona by Kusturica (2008) 

A iniciativa é da responsabilidade do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de São João em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A produção do ciclo é realizada pela Ideias Maiores. 

Manuela Melo 
Licenciada em Biologia e Jornalista. 

Roma Torres 
Médico, Director do Serviço de Psiquiatria do Hospital de São João e Crítico de Cinema. 

Álvaro Costa 
Profissional de comunicação desde 1985, é actualmente comentador/apresentador da RTP Informação, e produtor de rádio na Antena 1 e Antena 3 da RDP. 

Carlos Tê 
Licenciado em Filosofia, letrista de Rui Veloso, Clã e Jafuméga, colaborações com Jorge Palma, e também cantor. Escreveu um romance, três contos e três peças de teatro musicais. 

Carlos Magno 
Jornalista, Analista Politico e Professor do Ensino Superior. 

Fernando Gomes 
Licenciado em Economia, foi campeão de basquetebol no FC Porto e presidente da Liga de Clubes de Basquetebol. Foi vice-presidente do FC Porto e administrador da sua SAD, assume actualmente a presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. 

Guilherme Macedo 
Médico, Director de Serviço de Gastrenterologia do Hospital de São João e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto."



É ou não é muito bom que alguém se lembre de criar e de promover um evento como esse?

Fiquei com vontade de ir, mas infelizmente nunca vi esses 3 filmes. Eu ouviria ao mesmo tempo opiniões e informações, conhecimento de segunda mão, como se costuma dizer.

Até a data de cada uma das conversas, no entanto, ainda tenho oportunidade de conhecer os filmes e, estando presente nas discussões, apanhar depressa o que disserem... ok.

Caso decida ir, faço questão de comentar no blog.


PS - um documentário sobre o Maradona? Deve ser daquelas situações que calham a nós por sermos muitas vezes do contra... Não admiro o jogador argentino! Mas gosto do que já vi de Kusturica. Assisti a dois filmes dele: "Promessas", de 2007, e "Tempo dos ciganos", de 1988. Difíceis de resumir e de comparar a outras produções.